domingo, 31 de maio de 2009

Momento Bem Lanhado: Bife de Glúten ou Seitan

Aqui vai a receita, depois eu explico melhor o lance de ser gaúcho e vegetariano, enfim:

Decidi me desafiar (como se não tivesse mais coisas para fazer, kkkkk) e fazer o bife de glúten famoso, que só comia quando ia no Govinda em Porto Alegre-RS:

Peguei algumas receitas na internet e fiz um mix delas:

Basicamente o bife de glúten é farinha de trigo e água. Glúten é uma proteina vegetal que se encontra na farinha de trigo, dentre outros grãos... 

Utilizei como base:

# 1 Kg de Farinha de Trigo (da mais barata, sem ser especial, sem fermento... a mais simples) +

aproximadamente 1/4 kg de farinha que vc vai abrir (o pacote de 1kg)  pouquinho prá polvilhar a base onde vc vai bater a massa.

# 3 xícaras de água (usei um copo pequeno de 200mL)

# Tenha em mãos uma tigela e uma peneira (grande, tem que caber o kilo todo de farinha mais a água...)

# Antes de fazer toda a melecada que é o preparo inicial do glúten, lave bem as mãozinhas :)


Bueno, eu coloquei todo o kilo num panelão que tinha aqui (segue foto) e coloquei os três copos com água.  Depois disso foi mão na massa. A massa ainda está na panela, ela tá muito chicletenta, portanto precisa ganhar forma aí... A forma é de uma bola, como se fosse massa de pão.

Depois disso, tire a massa e coloque num lugar mais legal para sová-la. A pia é excelente. Sove, sove, sove (vc vai ficar liberado da academia neste dia) Num site tinha que o tempo de sovar a massa era de 10 minutos, noutro 30 explicando que o que "ativa" o glúten é o sovar. Fiquei neste meio tempo, uns 20 minutos. Não contei no relógio, mas demorei, suei... E a bola fica firminha, não pode ficar chicletenta em nenhum ponto. Por isso do uso do 1/4 de kg de farinha. 

Tá, depois disso lembra a bacia, panelão que vc tinha "dispensado"? É... vc não dispensou...

Como no caso eu usei um panelão, coloquei no fogo e preparei uma água MORNA (mornasignifica que minha mão suportou a temperatura da água). Nesta água vc pega aquela bola que vc sovou e larga ela dentro. ESQUECE da bola na água durante umas 12 horas (eu fiz a receita umas 19h mais ou menos, só fui mexer nela de manhã). Um site consultado deu esta dica da água morna, mas nos outros diz que é água comum mesmo, de um dia para o outro...


Bueno, agora vem a parte que eu achei dramática e se alguém tiver sugestões, eu agradeço (vou pesquisar isso nos fóruns). O terceiro passo [1º)sovar, 2º) deixar de molho, 3º) lavar ] é lavar a massa. Você pega a peneira (exemplo na foto) e vai lavando a massa com ela embaixo, a fim de não perder glúten. Mas cara, é água prá ambientalista nenhum colocar defeito! Fiquei apavorado!

Você lava umas 4,5 vezes e a água fica branquinha. Parti pro tanque uma hora, porque a pia tava branca já. No tanque contei uns 4 baldes de água. Na próxima vez faço tudo no tanque e vou contando os baldes. O objetivo de lavar é retirar o amido do glúten. A água, que no início é branca, tem que ficar clara, quase cristalina como ela sai da torneira. Não pode ficar pontos brancos na massa. Para lavar no tanque, contei com a ajuda da peneira. 

Depois que a massa tá bege e lavadinha (segue fotos) você pega um rolo (no meu caso foi um copo mesmo) e desenrola a massa em uma superfície seca. Eu ajeitei a pia e transformei o que era uma massa bola em uma massa chata. Enquanto isso, prepare numa panela de pressão água com temperos à gosto (cebolinha, salsão, pimenta em grãos, shoyu, uma tira de kombu e água. Pode-se adicionar corantes naturais tb como urucum e beterraba) Eu que sou chic e simples à lá Narcisa Tamborindeguy, utilizei o trio parada dura mesmo: Shoyu (muito), molho inglês e molho de alho. Vai deixando esta água no fogo. Depois só pega os bifes e coloca na água. Fecha a panela de pressão e, depois que começar a apitar, conte uns 25 minutos.

Depois disso está preparada a base do bife de glúten, bife vegano ou simplesmente Seitan!

Eu coloquei os bifes no forno e dei uma dourada neles, mas dá prá fazer de tudo, conforme nossas receitas dão idéias. O gosto realmente não diferiu muito da carne de soja que eu normalmente faço, portanto se faz interessante pesquisar outros temperos mesmo. Mas vale o trabalho, só não a água, achei muito desperdício. Vou caçar esta farinha especial por aqui. Casa Pedro ou Mundo Verde devem ter.

A água do cozimento que está temperada eu reservei prá usar como tempero, principalmente de proteína de soja (ou carne de soja, enfim) esta ultra simples de preparar.

Fontes de Receitas:

Sites Brazucas:

http://roctaviani.multiply.com/recipes/item/15

http://www.blocosonline.com.br/sites_pessoais/sites/lm/culinar/culinarmsalga01.htm

Site Adventista: http://culinariaadventista.wordpress.com/2008/06/12/bife-de-gluten/

Site Lusitano: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=395

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seitan


Um comentário:

  1. Gostei muito da didática utilizada para ensinar esse bife de glúten. Vou tentar com farinha integral pra ver se gasto menos àgua.
    abços

    ResponderExcluir

YEAH YEAH YEAH!