terça-feira, 3 de março de 2009

Zona Norte X Zona Sul (Parte Zero)

Esta pauta renderá pano para manga. Por isso começo a mesma do zero.

Bem, quando eu digo às pessoas que moro no Rio de Janeiro, todo mundo imagina a novela do plim plim e seus bairros característicos da ORLA. Os mais hypadinhos vão imaginar Narcisa Tamborindeguy falando no megafone da janela do seu apartamento no Edifício Chopin, na Avenida Atlântica. Outros o Poixto 9, FaXme de Amoedo, Leblon (que não deu tempo de conhecer ainda), Barra da Tijuca (tbm não conheci, sobretudo porque prá mim é do outro lado do planeta), enfim....

Queridos, eu moro no MARACANÃ. Isso é LONGE À BEÇA da Zona Sul. Não dá prá ir até o mar à pé, entenderam crianças? Aqui é o Rio de Janeiro VIA DE FATO. O povo aqui TRABALHA, PRESTA SERVIÇO E SOBRETUDO FERVE NUM SOL DE 42° (termômetro da Praça Saens Peña). Mais adiante daqui tem o que nós, gaúchos, chamamos de vila e eles aqui chamam de favela, ou prá ser mais politicamente correto, comunidade. Como todo bom brasileiro, o povo que mora na comunidade também paga imposto por tudo que consome, mas será que eles vêem a aplicação destes impostos em melhorias para a SUA comunidade? Fica a pergunta.

É lógico que o pessoal da Zona Sul trabalha, mas lá tem brisa, mínimo que seja, mas sempre mais do que aqui, que é uma panela de pressão no fogo máximo.

Passei por algumas comunidades no Rio de Janeiro. Na Zona Sul, ainda só passei por aquele morro que fica atrás de Ipanema. Aliás, os banhistas alugam cadeiras e demais apetrechos para praia do pessoal que mora no morro e trabalha com isso. O morro é inacreditável de tão íngreme. Não sei como as pessoas moram lá.
Na Zona Norte, indo para a FIOCRUZ, passei de ônibus por algumas.... O Morro da Mangueira pode ser visto da UERJ. Ao que parece, aqui no Rio há muito descaso, não sei por qual parte e nem quero sair culpando, mas Alvorada e Viamão, cidades pobres metropolitanas de POA, parecem ser mais organizadas, limpas e bem cuidadas. O Méier, que é considerado subúrbio, tem um terminal de ônibus que é absurdamente escuro à noite. Ainda fui parar no Méier por desleixo de um motorista de ônibus, que não fez questão nenhuma de me ajudar "Tem que se ligar". MAS EU NÃO CONHEÇO A CIDADE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

YEAH YEAH YEAH!